http://www.megaupvelox.com/
https://www.facebook.com/profile.php?id=100006923055993

domingo, 13 de janeiro de 2013

Você sabe o que é FEC e SR ? Pra que serve.



Bem amigos 

O NOSSO AMIGO ALUNO fez essa matéria e estamos transmidindo pra você conhecer um pouco mais .

Uma explicação simples sobre o que é o SR e o FEC das transmissões DVB-S e DVB-S2.
El significado de las palabras:

SR = Velocidade de Simbolos (Symbol Rate)

FEC  = Correção de Erros Antecipada (Forward Error Correction)

SR

É a velocidade de simbolos de uma transmissão (neste caso, por satélite),  em nossos receptores é informada como KS/s ou MS/s. 

Simplificando: é como o tamanho de uma transmissão, quanto maior o SR, mais informação pode ser transmitida, ou seja, pode ter mais canais formando um pacote (mux) ou ter melhor qualidade de vídeo em un canal de TV.

O tamanho do SR não é o mesmo que o espaço ocupado no satélite pela transmissão, o espaço ocupdo é medido em Mhz, outra diferença é que o espaço ocupado por um sinal DVB é sempre maior que o SR, por exemplo, um canal DVB-S com SR de 4000 KS/s ocupa um espaço de 5.12 Mhz. 

FEC
O FEC é uma correção de erro antecipada, possibilita corrigir erros adicionando bits de redundância em uma transmissão. 

O FEC é utilizado em sistemas onde não há um retorno de comunicação com o sinal, como nas comunicações por satélite, televisão digital, CDs e DVDs.

Há vários FECs, eles reduzem os requisitos de potencia dos sistemas de comunicação e incrementa a efectividade, há FECs que transmitem mais informação de correção e outros outros que transmitem menos, então, a potencia de recepção mínima varia em cada FEC.

Em DVB-S: 1/2, 2/3, 3/4, 7/8 y 5/6

EmDVB-S2 há mais FECs: 1/4, 1/3, 2/5, 1/2, 3/5, 2/3, 3/4, 4/5, 5/6, 8/9 e 9/10.


Alguns exemplos práticos:

-Um sinal DVB-S com FEC de 1/2, a cada bit de informação, é adicionado um de correção, com isso, um canal pode ser sintonizado mesmo com sinal muito fraco, em meu receptor, sintonizo com sinal de 0 a 10%, porém uma transmissão com SR 4000 teria a taxa máxima de dados de 3.686 KB/s (a taxa é menor que o SR).

-Um sinal DVB-S com FEC 7/8, a cada sete bits de informação, é adicionado um de correção, com isso, o sinal mínimo para recepção aumenta muito, em meu receptor  

 O  minimo é 70% para sintonizar sem problemas, porém há uma grande vantagem ao utilizar este FEC, a taxa de dados transmitida fica muito maior, uma transmissão com SR 4000 teria taxa máxima de 6.450 KB/s, 

transmitindo muito mais informacão que com o FEC 1/2, por isto, muitasprogramadoras de canais de televisão para TV Paga utilizam o FEC 7/8 nas suas transmissões em DVB-S.

-No DVB-S2 há outros FECs que aumentam ainda mais a pcapacidade de transmissão, como o 8/9 e o 9/10, porém eles pedem sinal ainda mais forte para recepção.

Curiosidade
O FEC 9/10 é o que exige maior nível de sinal para recepção e o FEC 1/2 é o que exige menor sinal para sintonia.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

http://www.shopazamerica.com.net/loja/
https://www.receptorhdtv.com/index.php
https://www.nuclearshop.com.br/
http://www.freesky.tv/
http://www.megaupvelox.com/