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quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aprenda a rastrear seu celular se você perdeu ou foi roubado.



Como rastrear um celular?

Você já precisou rastrear um celular alguma vez na vida? 

Seja qual for a ocasião, certas situações que afetem diretamente a segurança de alguém poderiam ser facilmente contornadas com o recurso de localização em mãos. 

Como hoje os smartphones se tornaram um dos objetos mais desejados e, ao mesmo tempo, presentes na vida das pessoas, é possível preparar o aparelho para que ele possa ser buscado quando necessário.

Graças a este recurso, frequentemente lemos notícias de ladrões que foram pegos depois de roubar um smartphone e dedurados por seus dispositivos de localização. 

Além disso, o localizador pode também ser usado por pais preocupados com a segurança de seus filhos. Tudo isso em poucos passos e, melhor, sem custo algum.

 Veja a seguir como configurar um celular para ser encontrado em qualquer lugar do mundo.


- Para rastrear um iPhone;

- Para rastrear um smartphone com Android;

- Para rastrear um smartphone com Windows Phone.

 iPhone

Passo 1. O primeiro passo é criar e configurar o iCloud no dispositivo. Para saber como criar a sua conta no iCloud, acesse o tutorial “Como criar uma conta no iCloud”.

Passo 2. Em seguida, acesse a área de “Ajustes” do seu dispositivo Apple e vá até a opção “iCloud”, e insira os dados de cadastro da conta.

Passo 3. Habilite a opção “Buscar dispositivo”, caso você esteja usando um iPhone, iPad ou iPod Touch, depois de realizar o login.

Passo 4. O Serviço de Localização também precisa estar ativado. Selecione a opção na área de “Ajustes” e ative-o.

- Como buscar o dispositivo

Para acompanhar a localização do portador do aparelho, siga os passos a seguir:

Passo 5. Acesse o site do iCloud e use seu login. Depois, selecione a opção “Buscar iPhone”.

Passo 6. Em um mapa, será exibido a localização exata do seu dispositivo.

Passo 7. Se você quiser enviar uma mensagem para o dono do aparelho, clique no “i”, ao lado do nome do dispositivo no mapa.

Passo 8. Defina como deseja se comunicar: "Reproduzir som" (ótimo para o caso de você ter perdido o iPhone em algum lugar, como dentro de casa) ou "Enviar mensagem" (para a pessoa que estiver com o seu iPhone). 

É possível também "Bloquear o aparelho" (impedindo o acesso aos seus dados) ou limpar os dados do aparelho, zerando-o por completo.

 Estas duas últimas opções são úteis, especialmente, em casos de roubo.

O recurso, sem dúvida, é muito interessante e útil, tanto no acompanhamento dos seus filhos ou em caso de roubos.

 Porém, lembre-se que o dispositivo só será encontrado se estiver conectado à internet. Por isso, se ele tiver apenas conexão via Wi-Fi, você dependerá dele ser conectado a uma rede para ser localizado.

- Android

Passo 1. Baixe o aplicativo Life360 em seu smartphone, tablet ou PC (há versão desse app para iPhone, também).

Passo 2. Instalado em seu smartphone ou tablet, siga as instruções para se cadastrar na rede. Insira seus dados, como nome, e-mail e senha.

Passo 3. O aplicativo também fará sugestões de contatos com base em sua lista de contatos do e-mail. Uma vez cadastrado, todos os seus amigos aparecerão na parte de baixo da tela.

Passo 4. Faça um “Check-in” para dizer que está tudo bem. Para isso, simplesmente toque no botão verde com um sinal em “V”. 

Também é possível enviar uma mensagem como “estou estudando na casa do pedro” que aparecerá como um balão em cima do seu ícone.

Passo 5. É possível enviar um alerta para toda a família tocando no botão vermelho.

 Caso você ou alguém de sua família esteja incapacitado de falar, esse botão enviará uma mensagem de texto, um e-mail, e ligará para cada um dos contatos da família.

Passo 6. Você também pode enviar requisições, solicitando que o aplicativo te mostre a localização da pessoa. 

Para isso toque no ícone de qualquer pessoa no seu mapa e em seguida clique na opção “Request”.

 Para que essa funcionalidade esteja ativa, a outra pessoa precisa ter concordado com isso.

Passo 7. Você também pode acessar a rede Life360 através de qualquer computador ou notebook e receber as informações sobre a localização dos seus parentes direto do navegador.

 Basta acessar o site life360.com e fazer o login com os mesmos dados que foram inseridos anteriormente.

Life360 Family Locator fornece-se informações baseado na tecnologia de rastreamento GPS ou rede 3G, por isso é essencial que o smartphone esteja ligado e com o app logado em sua conta. Caso contrário, o aplicativo exibirá apenas o último local onde a pessoa fez um “check-in”.


Além deste app, no Android existem várias outras soluções criadas por empresas de segurança virtual. 

Vale destacar, dentre eles, o ESET Mobile Security e o Norton Antivirus & Security, que além de te proteger de vírus e malwares, também possuem a função de rastreamento, gratuitamente.
Pode-se acessar o site direto de qualquer navegador (Foto: Reprodução)

- Windows Phone

Passo 1. Para ter acesso ao localizador, acesse o site do Windows Phone.
Passo 2. Clique em “Entrar” e faça o login no site usando o Windows ID relacionado ao telefone que você deseja encontrar.

Passo 3. Clique em “Meu Telefone” e, em seguida, na próxima janela, clique em “Localizar Meu Telefone”.

Acesse seu telefone no site do Windows Phone (Foto: Reprodução)

Passo 4. Na página seguinte, clique em “Localizar Meu Telefone”.

Localizando seu telefone no site Windows Phone (Foto: Reprodução)

Passo 5. Quando localizado, o dispositivo é exibido em um mapa.

Dispositivo exibido em um mapa (Foto: Reprodução)

Passo 6. Para ser localizável, o aparelho precisa estar conectado à internet. Se no momento da localização ele não estiver, insira um endereço de e-mail para ser avisado posteriormente sobre a localização do telefone.

Seja avisado por email (Foto: Reprodução)

Com este excelente recurso, você pode ficar de olho na localização do seu filho a partir de qualquer computador com conexão à internet. Mais uma ajudinha na hora de monitorar os passos do seu filho ou do seu celular, em caso de roubo ou perda.

*Colaborou Dário Coutinho com a dica para Android.

fonte: globo.com

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Anatel anuncia suspensão de venda de chips da Oi, Claro e TIM



Anatel anuncia suspensão de venda de chips da Oi, Claro e TIM

Decisão foi anunciada nesta 4ª pelo presidente da Anatel, João Rezende. 

Empresas terão de apresentar planos de investimento para reverter decisão.

Estão suspensas, a partir da próxima segunda-feira (23), as vendas de chips das empresas de telefonia móvel Oi, Claro e TIM em vários estados do país. 

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (18) pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende. As empresas, porém, não serão multadas – a não ser que descumpram a determinação de suspender as vendas.

No caso da TIM, a decisão vale para 19 estados brasileiros, enquanto que para a Oi são 5 os estados. Para a Claro, as vendas serão suspensas em três estados. Juntas, de acordo com dados da Anatel, essas empresas respondem por 70,12% do mercado de telefonia móvel do país. A suspensão foi motivada por reclamações registradas na Anatel entre janeiro de 2011 e junho deste ano.

A decisão, no que se refere à Claro, engloba os estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Sobre a Oi, a decisão da Anatel abrange os estados de Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.

 No caso da TIM, a suspensão da venda de chips engloba os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

Mesmo antes do anúncio formal da decisão, as ações da Oi e TIM já sofreram perdas nos negócios desta quarta na Bolsa de Valores de São Paulo. 

A Anatel informou que a TIM tem a pior média nacional e é a "pior" operadora em 19 estados. Ao mesmo tempo, os estados com maior número de reclamações foram Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Goiás.

A decisão, que engloba os serviços de voz e dados, foi motivada por problemas na qualidade dos serviços prestados, informou a Anatel. 

As avaliações são relativas à interrupção das chamadas, qualidade de rede e atendimento ao cliente. As vendas poderão ser retomadas, segundo Rezende, somente após as empresas apresentarem planos de investimentos, o que deverá ser feito dentro de até 30 dias, contendo metas para resolver problemas apresentados.

 De acordo com o presidente da Anatel, a agência terá de aceitar as condições desses planos.
"É uma medida extrema para arrumação do setor.

 Queremos que as empresas dêem uma atenção especial a qualidade da rede, principalmente com relação às constantes interrupções que têm sido sentidas no mercado. 

É uma solução extrema", declarou o presidente da Anatel, João Rezende. 

Ele lembrou que o país terá desafios nos próximos anos, com o início do serviço 4G, com a Copa das Confederações e, também, com a Copa do Mundo de 2014.

Segundo Rezende, o mercado de telefonia móvel tem apresentado constante crescimento no país, sendo cada vez mais demandado pela população brasileira, principalmente com relação à internet móvel. 

"Os aplicativos sociais têm exigido cada vez mais serviços, cada vez mais rede para os usuários.

 Eles têm demandado muito esse serviço, exigindo qualidade nos serviços das operadoras", acrescentou ele.

 De acordo com o presidente da Anatel, os serviços, em alguns estados do país, chegam a registrar índices de reclamação de 100% no que se refere à qualidade da rede.

A Anatel também informou que, embora não tenham de suspender a venda de chips, as operadoras Vivo, CTBC e Sercomtel também deverão apresentar um plano de melhoria dos serviços em suas áreas de atuação. Segundo o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, essas operadoras também podem vir a ter a venda de chips suspensa caso não apresentem este plano.

Posição das operadoras
A Oi argumenta que a análise da Anatel está defasada. 

"O entendimento da Oi é que a análise está defasada em relação à evolução recente percebida na prestação dos serviços. Os dados não consideram o esforço e a concentração de investimentos realizados nos últimos 12 meses", disse a operadora em comunicado.

A empresa citou como exemplo investimentos de R$ 290 milhões realizados este ano no estado do Rio Grande do Sul - um dos cinco estados nos quais será proibida de vender serviços.

 "Os dados divulgados não refletem, por exemplo, a situação real do Rio Grande do Sul", diz a operadora destacando que R$ 76 milhões foram dedicados à expansão e melhoria da rede de telefonia móvel no estado este ano.

 A empresa informou que investimento total dedicado à expansão de sua rede, entre 2012 e 2015, é de R$ 24 bilhões, sendo R$ 6 bilhões somente em 2012.

Em comunicado, a Vivo comentou que “realiza constantes avaliações sobre o impacto que seus produtos e planos de serviço têm no aumento de tráfego da rede antes de serem lançados”. A empresa acrescentou que segmenta esses planos de acordo com o perfil de uso de seus clientes.

A TIM considerou a medida da Anatel extrema e anticompetitiva. 

“Tal medida desproporcional da Anatel certamente afetará a competição no setor de telecomunicações no País em beneficio de alguns concorrentes e em prejuízo aos mais de 200 milhões de usuários [de telefonia móvel no país]”, declarou a empresa em comunicado.

A operadora, que conta com 68 milhões de clientes e foi impedida de vender seu serviço em 19 estados, argumentou que tem se destacado nos indicadores de qualidade de rede e desempenho de atendimento da Anatel (IDA).

 A operadora informou ter reduzido em 36% a taxa de reclamações no primeiro trimestre de 2012 em relação a igual período do ano passado. “Nos últimos quatro anos, a companhia investiu cerca de R$ 3 bilhões ao ano na melhoria de sua capacidade e expansão de rede”, ressalta a empresa.

A Claro informou que “apresentará prontamente à Anatel o seu plano de investimentos que busca manter a constante excelência do serviço”. 

A operadora afirmou que o critério da agência para impedir a venda de seus chips em três estados “está relacionado a problemas pontuais de atendimento no call center que atendem esses estados, cujas ações de melhorias já apresentaram resultados nos indicadores da Anatel do mês de junho”.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) também questiona as bases analisadas pela Anatel para determinar as sanções às operadoras. "A decisão foi baseada em queixas apresentadas ao Call Center da Anatel, que não revelam as reais condições das redes que suportam os serviços. 

A Anatel considerou dados dos últimos meses, que não refletem os investimentos realizados pelas prestadoras nesse período", afirmou em comunicado.

Na avaliação do sindicato que representa as operadoras, a proibição da venda "pode afetar uma série de pequenas empresas, que têm como principal fonte de receita a venda de chips de celulares, comprometendo inclusive a oferta de postos de trabalho."
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